Promover espaços possíveis de expressão, experimentação, transformação,
adaptação e criação, bem como convivência, socialização e integração por meio das atividades
culturais, de artesanato, de produção, esporte e lazer e de ações referentes à orientação
profissional, visando possibilitar a experimentação, a ressignificação da relação do
adolescente com o fazer e a ampliação do seu repertório ocupacional e social; realizar o
acompanhamento sistemático do desempenho dos adolescentes durante a participação
nesses espaços, no intuito de identificar habilidades, preferências, dificuldades e
características comportamentais que possam contribuir na construção do caso; participar das
atividades institucionais, tais como reuniões de equipe, elaboração de relatórios, comissões disciplinares, acompanhamento de ligações e acolhimento dos adolescentes quando
solicitado pelo corpo diretivo, atendimento à família quando necessário, estudos de caso,
dentre outros; orientar e acompanhar os auxiliares educacionais, objetivando garantir que as
atividades e oficinas, ofertadas na rotina da unidade, possuam planejamento com objetivo,
metodologia, conclusão e tempo de duração; orientar e acompanhar demais executores das
atividades em grupo, monitorando a participação e aproveitamento dos adolescentes; validar
as oficinas junto à SUASE; planejar as oficinas e construção do cronograma de atividades dos
adolescentes dentro da rotina institucional; articular parcerias e reuniões sistemáticas com os
parceiros da espiritualidade; realizar também as competências comuns a todas as áreas da
equipe de atendimento, demais atividades estabelecidas pela direção e outras que porventura
estejam elencadas na Política de Atendimento Socioeducativo de MG e no Programa de
Atendimento Socioeducativo de Minas Gerais